En esta página puede obtener un análisis detallado de una palabra o frase, producido utilizando la mejor tecnología de inteligencia artificial hasta la fecha:
Um credo (também conhecido como confissão, símbolo ou declaração de fé) é uma declaração das crenças compartilhadas da comunidade (muitas vezes religiosa) na forma de uma fórmula fixa que resume os princípios fundamentais.
O mais antigo credo no cristianismo, "Jesus é Senhor", teve origem nos escritos de São Paulo. Um dos credos mais amplamente usados no cristianismo é o Credo de Niceia, formulado pela primeira vez em 325 d. C. no Primeiro Concílio de Niceia. Foi baseado no entendimento cristão dos Evangelhos Canônicos, nas cartas do Novo Testamento e, em menor grau, no Antigo Testamento. A afirmação deste credo, que descreve a Trindade, é geralmente tomada como um teste fundamental da ortodoxia para a maioria das denominações cristãs. O Credo dos Apóstolos também é amplamente aceito. Algumas denominações cristãs e outros grupos rejeitaram a autoridade desses credos.
Os muçulmanos declaram a shahada, ou testemunho: "Presto testemunho de que não há deus senão o Deus Único (Alá), e testemunho de que Maomé é o mensageiro de Deus".
Se o judaísmo é baseado em credo, tem sido motivo de alguma controvérsia. Embora alguns dizem que o judaísmo é sem credo na natureza, outros dizem que reconhece um único credo, o Shema Yisrael, que começa assim: "Ouve, ó Israel:. O Senhor nosso Deus, o Senhor é um."